O Setor de Administração de pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, excetuando-se apenas aquelas de porte muito pequeno. Nesses casos, quase sempre a rotina do setor de administração de pessoal é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela firma. Em todos os outros casos, o setor de administração de pessoal é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios.
O setor de Administração de pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento.
A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.
O setor de administração de pessoal também é o responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país. A admissão é, portanto uma rotina do setor de administração de pessoal. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a sua nova função, treinando, acompanhando e supervisionando.
Outra rotina do setor de administração de pessoal é a relativa ao controle de freqüência, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao setor efetuar o controle de freqüência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está intrinsecamente ligada ao administração de financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas. O administração de pessoal necessita estar constantemente a par da modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão.
O setor de administração de pessoal também é o responsável pelo desligamento de funcionários da empresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculo de valores, representação da empresa junto à aos vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.
O moderno setor de administração de pessoal também tem a importante função de treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Isso envolve desde atividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa ou setores da empresa, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para funcionários. O Recursos Humanos pode trabalhar de diversas formas nesses casos. Inclui desenvolvimento de cursos ou atividades de treinamento próprias ou a contratação de terceiros para a execução dessas atividades. Pode também envolver a alocação de recursos financeiros para o pagamento de cursos externos para funcionários.
De qualquer forma, apesar de não ser considerada uma rotina de administração de pessoal, as atividades de treinamento, orientação e educação continuada são cada vez mais consideradas peças fundamentais para o sucesso de qualquer empresa competindo num mundo globalizado.Uma força de trabalha bem treinada produz mais e melhor, significando ganhos e lucros para o empregador.
Qualquer rotina de administração de pessoal, em suas várias atividades e atribuições, envolve extensa e complexa legislação. Os funcionários do setor devem se manter constantemente atualizados e informados. Essa atualização pode ser em rotinas usuais, como admissão e desligamento, por exemplo. Mas também podem ser feitas para temas específicos, como participação de empregados em resultados da empresa, novas técnicas de avaliação de candidatos, legislação de contratos terceirizados e outros inúmeros assuntos. Tributação e fiscalização são também dois assuntos que abrangem várias atividades do setor de administração de pessoal e que exigem constante atualização para que a rotina de administração de pessoal seja executada corretamente.
Para os interessados na área, mas sem conhecimentos iniciais, o melhor caminho é um curso de administração de pessoal. Esse curso de administração de pessoal pode ser feito de forma presencial, oferecido por escolas e instituições como SENAC, por exemplo. Outras opções para quem deseja aprender é adquirir um curso de administração de pessoal disponível, por exemplo, em CD-ROM. Esse tipo de curso envolve parte teórica e exercícios práticos. Cada qual possui suas vantagens e desvantagens.
O curso de administração de pessoal do tipo oferecido pelo SENAC oferece a chance do estudante praticar cada rotina de administração de pessoal, familiarizando-o com os procedimentos. Além disso, muitos desses cursos oferecem certificação, o que pode ser útil no momento de procurar um emprego no mercado de trabalho.
Os cursos virtuais ou em forma de apostila de administração de pessoal oferecem a vantagem de permitir ao aluno que estude em seu próprio ritmo. O aluno escolhe seu horário e seu ambiente de estudo. È mais útil para quem já está empregado e quer melhorar seus conhecimentos, pois não oferecem certificado.
Para os cargos de chefia, supervisão e gerência em recursos humanos ou administração de pessoal, quase sempre é necessário o curso de contabilidade, ciências contábeis, direito, administração ou psicologia. Além disso, para o emprego nesse nível em departamentos de recursos humanos, é necessário experiência no setor e perfil adequado para o cargo.
Vi ki isso nun da pa mim não. È muinta frescura
ResponderExcluirOi... Sou estudante do 4º semestre de ciências contábeis... Seu texto contribuiu bastante para o meu aprendizado... Obrigado. Tenho um blog também mas por enquanto não é nada relacionado à contabilidade ou administração...
ResponderExcluirhttp://agb2009.blogspot.com
CARACA dpois d le essa budega axu q vo me da bem no meu curso d administraçao d pesoal XD
ResponderExcluirO seu texto contém um resumo muito bom a cerca da Administração Pessoal, apenas gostaria que postasse também as fontes de pesquisa para a elaboração do mesmo.
ResponderExcluirPelo que eu li, esse texto foi baseado em experiencia diárias e não deve ter havido bibliografia para a redação, observando a forma de estrutura do mesmo
ExcluirFoi muito interessante. E me ajudou bastante. Vou fazer uma prova da Marinha, mês que vem, e vai cair essa matéria.
ResponderExcluirtenha certeza de que nao cai nada disso
ExcluirGOSTEI MUITO É BOM SABER OS LADOS DA PROFISSÃO QUE ESCOLHEMOS.
ResponderExcluirEsse seu blog me ajudou muito no meu trabalho. muito obrigado
ResponderExcluireste seu blog também me ajudou bastante!
ResponderExcluirEu fiz o curso de adm de empresas ja faz algums anos, mais não peguei o certificado por falta de estágio só o historico.
ResponderExcluirteria um curso de reciclagem para conseguir o estágio ou teria que fazer tudo de novo.
valeu!!!
ResponderExcluir"Amo muito tudo isso"
Muito obrigada! Este blog me ajudou bastante,agora tenho certeza de que escolhi o curso certo.
ResponderExcluirfui premiado para fazer este curso, vou fazer mas aida estou na duda s faço não...
ResponderExcluirna verdade este blog é muito bom,me ajudou muito
ResponderExcluirMuito Obrigado!!!
Excluirmuito bom o artigo, mim ajudou bastante .
ResponderExcluirQue bom, o intuito e sempre ajudar!!!!!
Excluireu sou doente de hidrocefalia de nascença mais so descobri com quinze anos , tenho direito ao auxilio doença
ResponderExcluirSe for uma doença que te impeça de exercer qualquer função, certamente terá direito, desconheço a classificação do tipo de doença que você possui, mas se impedir de trabalhar deve dar entrada no INSS.
ExcluirNo site da previdencia social existe o requerimento de auxilio doença. Voce pode preencher e marcar a opção "Segurado (a) empregado (a) / desempregado (a)". Na perícia eles vão avaliar seu estado e pode até encaminhar para aposentadoria por invalidez, sem haver carencia de contribuição, pois sua doença é de nascença
Excluireu gosto muito de saber coisas novas
ResponderExcluirparabens , voce fez um otimo texto me ajudou muito no trabalho de adm que eu tenho que fazer *-*
ResponderExcluiroioioi,
ResponderExcluirBoa noite, preciso saber quais as principais diferenças entre
Administração de Pessoal e Administração de Recursos Humanos?
Diferenças, Práticas Conceitos, Surgimento, e o Objetivo da
area de Administração de Pessoal???
Help Please!!
" Idalberto Chiavenato ressalta que o termo Administração de Recursos Humanos, restringe muito as pessoas, por tratá-las como meros recursos dentro da organização, ou seja, assim como existem os recursos financeiros e materiais, existem os recursos humanos e não pessoas. Algo parecido com o foi evidenciado durante a concepção e aplicação dos conceitos da Abordagem Clássica da Administração. Já a fundamentação da Gestão de Pessoas propõe considerar os indivíduos não mais como meros empregados e funcionários, e sim, tratá-los como parceiros, como colaboradores."
ExcluirVer na integra: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/administracao-de-recursos-humanos-ou-gestao-de-pessoas/63516/
Obrigado, amigo.
ResponderExcluirO texto também foi muito útil para mim.
Deus te Abençoe!
Li este resumo e tirei aproveitamento para o ppi do 2ºsemestre..
ResponderExcluirSeria bom se todas as pessoas que tem esse conhecimento compartilhasse.
Hum gostei...parabéns ficou ótimo o resumo.
ResponderExcluirParabéns, muito bom o artigo!
ResponderExcluirÓtimo resumo, me ajudou muito em minha pesquisa de tcc
ResponderExcluirExcelente explanação, muito útil. A oferta de emprego é grande, a responsabilidade maior ainda, pena que as empresas privadas não valorizam o profissional, remunerando com remuneração baixíssima!
ResponderExcluirQueria saber então,
ResponderExcluirse há alguma diferencia de Departamento Pessoal para Administração de Pessoal? Ou os dois são a mesma coisa, apenas com nomenclaturas deferentes.
"Recursos humanos está associada ao “processo matemático”, aos benefícios, à folha de pagamento e à legislação trabalhista, por exemplo, a gestão de pessoas trabalha com o lado mais humano.
ResponderExcluirGestão de pessoas tem a ver com o desenvolvimento, com a importância de cada um para a organização, seus valores, comportamentos e alinhamento com a missão da empresa."
Veja na Integra: https://economia.terra.com.br/gestao-de-recursos-humanos-ou-de-pessoas-entenda-as-diferencas,95b56695a80f46964f48698b7a37d051glwbysn3.html