Ads 468x60px

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O que é Administração de Pessoal?


O Setor de Administração de pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, excetuando-se apenas aquelas de porte muito pequeno. Nesses casos, quase sempre a rotina do setor de administração de pessoal é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela firma. Em todos os outros casos, o setor de administração de pessoal é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios.
O setor de Administração de pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento.
A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.
O setor de administração de pessoal também é o responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país. A admissão é, portanto uma rotina do setor de administração de pessoal. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a sua nova função, treinando, acompanhando e supervisionando.
Outra rotina do setor de administração de pessoal é a relativa ao controle de freqüência, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao setor efetuar o controle de freqüência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está intrinsecamente ligada ao administração de financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas. O administração de pessoal necessita estar constantemente a par da modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão.
O setor de administração de pessoal também é o responsável pelo desligamento de funcionários da empresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculo de valores, representação da empresa junto à aos vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.
O moderno setor de administração de pessoal também tem a importante função de treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Isso envolve desde atividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa ou setores da empresa, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para funcionários. O Recursos Humanos pode trabalhar de diversas formas nesses casos. Inclui desenvolvimento de cursos ou atividades de treinamento próprias ou a contratação de terceiros para a execução dessas atividades. Pode também envolver a alocação de recursos financeiros para o pagamento de cursos externos para funcionários.
De qualquer forma, apesar de não ser considerada uma rotina de administração de pessoal, as atividades de treinamento, orientação e educação continuada são cada vez mais consideradas peças fundamentais para o sucesso de qualquer empresa competindo num mundo globalizado.Uma força de trabalha bem treinada produz mais e melhor, significando ganhos e lucros para o empregador.
Qualquer rotina de administração de pessoal, em suas várias atividades e atribuições, envolve extensa e complexa legislação. Os funcionários do setor devem se manter constantemente atualizados e informados. Essa atualização pode ser em rotinas usuais, como admissão e desligamento, por exemplo. Mas também podem ser feitas para temas específicos, como participação de empregados em resultados da empresa, novas técnicas de avaliação de candidatos, legislação de contratos terceirizados e outros inúmeros assuntos. Tributação e fiscalização são também dois assuntos que abrangem várias atividades do setor de administração de pessoal e que exigem constante atualização para que a rotina de administração de pessoal seja executada corretamente.
Para os interessados na área, mas sem conhecimentos iniciais, o melhor caminho é um curso de administração de pessoal. Esse curso de administração de pessoal pode ser feito de forma presencial, oferecido por escolas e instituições como SENAC, por exemplo. Outras opções para quem deseja aprender é adquirir um curso de administração de pessoal disponível, por exemplo, em CD-ROM. Esse tipo de curso envolve parte teórica e exercícios práticos. Cada qual possui suas vantagens e desvantagens.
O curso de administração de pessoal do tipo oferecido pelo SENAC oferece a chance do estudante praticar cada rotina de administração de pessoal, familiarizando-o com os procedimentos. Além disso, muitos desses cursos oferecem certificação, o que pode ser útil no momento de procurar um emprego no mercado de trabalho.
Os cursos virtuais ou em forma de apostila de administração de pessoal oferecem a vantagem de permitir ao aluno que estude em seu próprio ritmo. O aluno escolhe seu horário e seu ambiente de estudo. È mais útil para quem já está empregado e quer melhorar seus conhecimentos, pois não oferecem certificado.
Para os cargos de chefia, supervisão e gerência em recursos humanos ou administração de pessoal, quase sempre é necessário o curso de contabilidade, ciências contábeis, direito, administração ou psicologia. Além disso, para o emprego nesse nível em departamentos de recursos humanos, é necessário experiência no setor e perfil adequado para o cargo.

33 comentários:

  1. Vi ki isso nun da pa mim não. È muinta frescura

    ResponderExcluir
  2. Oi... Sou estudante do 4º semestre de ciências contábeis... Seu texto contribuiu bastante para o meu aprendizado... Obrigado. Tenho um blog também mas por enquanto não é nada relacionado à contabilidade ou administração...

    http://agb2009.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. CARACA dpois d le essa budega axu q vo me da bem no meu curso d administraçao d pesoal XD

    ResponderExcluir
  4. Alexandre Rabelo Guimarâes14 de maio de 2010 às 09:14

    O seu texto contém um resumo muito bom a cerca da Administração Pessoal, apenas gostaria que postasse também as fontes de pesquisa para a elaboração do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu li, esse texto foi baseado em experiencia diárias e não deve ter havido bibliografia para a redação, observando a forma de estrutura do mesmo

      Excluir
  5. Foi muito interessante. E me ajudou bastante. Vou fazer uma prova da Marinha, mês que vem, e vai cair essa matéria.

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO É BOM SABER OS LADOS DA PROFISSÃO QUE ESCOLHEMOS.

    ResponderExcluir
  7. Esse seu blog me ajudou muito no meu trabalho. muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. este seu blog também me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz o curso de adm de empresas ja faz algums anos, mais não peguei o certificado por falta de estágio só o historico.
    teria um curso de reciclagem para conseguir o estágio ou teria que fazer tudo de novo.

    ResponderExcluir
  10. valeu!!!
    "Amo muito tudo isso"

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada! Este blog me ajudou bastante,agora tenho certeza de que escolhi o curso certo.

    ResponderExcluir
  12. fui premiado para fazer este curso, vou fazer mas aida estou na duda s faço não...

    ResponderExcluir
  13. na verdade este blog é muito bom,me ajudou muito

    ResponderExcluir
  14. muito bom o artigo, mim ajudou bastante .

    ResponderExcluir
  15. eu sou doente de hidrocefalia de nascença mais so descobri com quinze anos , tenho direito ao auxilio doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma doença que te impeça de exercer qualquer função, certamente terá direito, desconheço a classificação do tipo de doença que você possui, mas se impedir de trabalhar deve dar entrada no INSS.

      Excluir
    2. No site da previdencia social existe o requerimento de auxilio doença. Voce pode preencher e marcar a opção "Segurado (a) empregado (a) / desempregado (a)". Na perícia eles vão avaliar seu estado e pode até encaminhar para aposentadoria por invalidez, sem haver carencia de contribuição, pois sua doença é de nascença

      Excluir
  16. eu gosto muito de saber coisas novas

    ResponderExcluir
  17. parabens , voce fez um otimo texto me ajudou muito no trabalho de adm que eu tenho que fazer *-*

    ResponderExcluir
  18. oioioi,

    Boa noite, preciso saber quais as principais diferenças entre
    Administração de Pessoal e Administração de Recursos Humanos?

    Diferenças, Práticas Conceitos, Surgimento, e o Objetivo da
    area de Administração de Pessoal???



    Help Please!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Idalberto Chiavenato ressalta que o termo Administração de Recursos Humanos, restringe muito as pessoas, por tratá-las como meros recursos dentro da organização, ou seja, assim como existem os recursos financeiros e materiais, existem os recursos humanos e não pessoas. Algo parecido com o foi evidenciado durante a concepção e aplicação dos conceitos da Abordagem Clássica da Administração. Já a fundamentação da Gestão de Pessoas propõe considerar os indivíduos não mais como meros empregados e funcionários, e sim, tratá-los como parceiros, como colaboradores."

      Ver na integra: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/administracao-de-recursos-humanos-ou-gestao-de-pessoas/63516/

      Excluir
  19. Obrigado, amigo.
    O texto também foi muito útil para mim.
    Deus te Abençoe!

    ResponderExcluir
  20. Li este resumo e tirei aproveitamento para o ppi do 2ºsemestre..

    Seria bom se todas as pessoas que tem esse conhecimento compartilhasse.

    ResponderExcluir
  21. Hum gostei...parabéns ficou ótimo o resumo.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo resumo, me ajudou muito em minha pesquisa de tcc

    ResponderExcluir
  23. Excelente explanação, muito útil. A oferta de emprego é grande, a responsabilidade maior ainda, pena que as empresas privadas não valorizam o profissional, remunerando com remuneração baixíssima!

    ResponderExcluir
  24. Queria saber então,
    se há alguma diferencia de Departamento Pessoal para Administração de Pessoal? Ou os dois são a mesma coisa, apenas com nomenclaturas deferentes.

    ResponderExcluir
  25. "Recursos humanos está associada ao “processo matemático”, aos benefícios, à folha de pagamento e à legislação trabalhista, por exemplo, a gestão de pessoas trabalha com o lado mais humano.
    Gestão de pessoas tem a ver com o desenvolvimento, com a importância de cada um para a organização, seus valores, comportamentos e alinhamento com a missão da empresa."

    Veja na Integra: https://economia.terra.com.br/gestao-de-recursos-humanos-ou-de-pessoas-entenda-as-diferencas,95b56695a80f46964f48698b7a37d051glwbysn3.html

    ResponderExcluir